sexta-feira, 8 de abril de 2011

DIA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE- CâMARA M.PALÁCIO JOSÉ FERREIRA DE CARVALHO

 Palavras proferidas por Marluce Aires, na Câmara Municipal, no Dia Nacional do Meio Ambiente.

Prefeito Erço, em nome de quem saúdo todo secretariado, e aos demais presentes.
Bom dia a todos e a todas

      Vamos falar um pouco sobre o Serviço Social e as Questões Ambientais.
      Como aluna de Seviço Social eu sei que este tem junto as questões ambientais um espaço privilegiado, porém com um agravante, que o meio ambiente entendido como o mundo, se não for preservado, finda a perispectiva de continuidade, (o que queremos dizer), tudo vai acabar.
      Não se pode falar de Meio Ambiente, sem falar nos aspectos sociais, pois o meio ambiente é tudo que nos rodeia.
      Antes de construções como barragens, hidrelétricas, são realizados estudos de viabilidade, em que fazem os levantamentos dos recursos existentes na àrea, e relatórios para que haja aprovação da obra junto aos orgãos que tem a função de cuidar da paisagem, da fauna e da flora.
     Para a proteção do Meio Ambiente, todos nós, devemos dar as mãos, colocando esse propósito para que possamos ter, mais saude, uma cidade limpa, para quando os nossos visitantes aqui chegarem, possam se sentir bem, e saiam com a boa impressão do nosso povo.Cidade limpa, povo educado.
    Vamos prefeito, estruturar a Secretaria de Meio Ambiente: implantar o Sistema de Gestão Ambiental: Elaborar Programas de Implantação de Unidade de Conservação Municipal e Reserva Particular do Patrimônio Natural: divulgar com mais precisão o Programa de Coleta Seletiva, já implantado em nosso municipio desde 2003: recuperar trecho da Mata Atlântica e da mata ciliar dos rios: Brejeiro e Santa Rosa, Mangabeira , Sapé, Primeiro Rio, Rio do Meio,  Urucará, Nascença e Mundo Novo, com fontes de águas critalinas, faltando pouquíssimos gráus para ser mineral. E porque não renascer a nossa Bica, fonte de água potável, que abastecia toda cidade, e que muitos dos nossos filhos, tinham dali uma renda sustentável
    E porque não aproveitar a nossa Mata Atlântica para o Horto Florestal, ou seja, o Parque Ecológico do nosso municipio, desenvolvendo assim o nosso turismo  Erço, Deus lhe colocou à frente dessa administração, aproveite para trabalhar pelo nosso povo. A Ilha do Flamengo, o que fazer? Vamos planejar, vamos criar, buscar e fazer algo com esses empreendimentos geradores de renda para o desenvolvimento da nossa cidade e do nosso povo.
    Temos o Rio Sapé, tenho certeza que ali será uma grande fonte de renda sustentavel, além da maior área de lazer do nosso municipio. E vem a pergunta, construindo o que? Um BALNEÁRIO! E como fazer: planeje, busque, pesquise, e você encontrará como fazer tudo isto, pois temos hoje um governo federal, favorável a todas essas coisas.
     Vamos cuidar mais da nossa cidade, cidade limpa, não é aquela que se limpa, é a que não se suja.Vocês donas de casa, vamos contribuir separando o lixo para a reciclagem.
       Aqui encerro as minhas palavras e...
Muito obrigado. Obrigado pela paciência de me ouvir.


      2009--Marluce Aires da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário